Energia eólica

Logo abaixo está o nosso índice, caso queira ir a um tópico específico, clique no link no índice e será levado a postagem correspondente, mas nosso conteúdo não acaba por ai, vamos estar postando frequentemente novidades, pretendemos estar postando 2 novos tópicos ou sub-tópicos por semana e outras informações novidades, curiosidades, videos... sobre o assunto a cada 2 dias para enriquecer ainda mais o conteúdo, caso isso aconteça vamos estar colocando um simbolo como esse > ao nado do tópico para mostrar que ali tem conteúdo novo. Espero que gostem, curtam a nossa página para está sempre informado das novidades, e deixe seu comentário, critica, sugestão, dúvida, em fim, e não esqueça de deixar seu voto em nossa enquete. Obrigado!

Índice









Introdução

Eletricidade, Gravidade, Combustão, Movimento, luminosidade, Calor, Magnetismo... O que essas palavras têm em comum eu pergunto. Se pararmos pra pensar, facilmente notável que todas nos passam uma idéia de energia, pois é isso mesmo, essas palavras dizem respeito a algumas das muitas formas de energia existentes. Nós Seres humanos, estamos, todos os dias e a todo o momento, expostos a uma grande variedade de formas de energia, a Terra e tudo que é vivo gira em torno delas, literalmente, tanto pelo fato da Terra girar em torno do Sol, que é uma grande fonte de energias indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, quanto no sentido figurado que nos dá a entender a importância vital dessas formas de energia. Nós utilizamos a energia para absolutamente tudo, quando estamos na rua estamos exposto à energia solar, se é noite ligamos às luzes, energia elétrica convertida em energia luminosa, quando nós andamos, o movimento das pernas e braços, energia mecânica, ai você fala, “não, mais eu só ando de carro!”, pois fique sabendo que seu carro também necessita de energia pra funcionar. Isso nos leva ao seguinte ponto, se a utilização de energia é tão grande não seria necessário usar de outras formas para obte-lá? A resposta é sim, algumas formas de energia é preciso que se utilizem métodos artificiais para que seja obtida em maior quantidade, porém alguns desses métodos têm causado grandes estragos na natureza. Diante disso vamos começar a falar de uma fonte de energia em específico que é a energia eólica bem como a relação dessa fonte de energia com o meio ambiente, sem mais delongas, vamos começar.






Energia Eólica


Definição e características

Pois bem, vamos iniciar com o conceito de energia eólica, ela nada mais é que a energia gerada a partir do movimento do ar, ou seja, o vento. É uma forma de energia extremamente presente na Terra, não sendo necessário então utilizar de uma forma artificial para produzi-la, (com exceção dos ventiladores, que são usados por estarmos em locais fechados em que o vento não tem acesso), em fim. Pelo fato de ser produzido de forma natural, e constante, o vento é considerada uma fonte de energia renovável, abundante e principalmente limpa, ou seja, não causa danos a natureza ou seres vivos, tornando assim a energia eólica uma das melhores fontes de energia existentes. Seu nivel de produção e sua força depende muito do local e estação do ano atual.

Formação e deslocamento

Os ventos são formados pela diferença de temperatura, seja ela da água, do solo, em fim... Alguns tipos de vento sempre partem dos pontos mais frios para os mais quentes (um desses é o chamado alísio), (essa característica vai ser importante quando estivermos no tópico de potencial eólico do Brasil), tendo em ponto essa característica, já é possível definir de forma superficial algumas trajetórias do vento, como por exemplo, as massas de ar sempre se deslocam dos pólos para os trópicos, nunca o inverso, isso obviamente pelo fato da temperatura dos pólos serem muito menores que a temperatura dos trópicos... O vento também pode ocorrer devido à rotação terrestre, esse é outro dos muitos tipos de vento.
[breve estaremos trazendo mais informações sobre os tipos e comportamento dos ventos, bom como links que serão acessados na seção de links no final dá página]






Utilização da energia eólica

Não é de hoje que a energia eólica começou a ser utilizada, ela já era utilizada a aproximadamente a 4 mil anos pelos egípcios para movimentar os primeiros barcos a vela, logo depois usada para converter em energia mecânica girando moinhos para e bombear a água, moer grãos, bem como outras atividades que necessitavam de energia mecânica, como a navegação marinha com barcos a vela, ou mesmo para ajudar nas tarefas simples como separar materiais (um dos processos de separação de misturas, para separar o arroz do resto das folhas desnecessárias, eles eram jogadas para cima ao vento, que levava as folhas que eram menos densas e deixava apenas o arroz, ainda é utilizado). Em fim... Hoje a utilização da energia eólica vai mais além, é utilizada para girar hélices que ficam numa turbina a fim de converter a energia mecânica gerada em energia elétrica. (É como diz uma frase do filosofo Lavoisier “Na natureza, nada se perde nada se cria, tudo se transforma”). E é com essa questão que partimos ao nosso próximo tópico, a geração de energia elétrica.

Geradores movidos a energia eólica


“Na natureza, nada se perde nada se cria, tudo se transforma” (Lavoisier), o que essa frase quer dizer? Para manter nosso foco de estudo, vamos interpretá-la de acordo com o tema em questão com o seguinte raciocínio,
Diferença de temperatura (energia térmica) --> Ventos(energia eólica) --> faz girar a hélice de uma turbina(energia mecânica) --> movimentam uma série de imãs (energia magnética) --> induz eletricidade nos fios (energia elétrica) --> chega em nossa casa e é direcionada as lâmpadas(energia luminosa).
Perceberam? O que vem depois da seta é a energia gerada a partir da forma de energia que vem antes da seta. Agora deve ter ficado claro quando Lavoisier diz: “tudo se transforma”, no raciocínio acima vimos exatamente isso, as diversas transformações que ocorreram com os tipos de energia. Pois é exatamente isso que o homem está fazendo, utilizando de um tipo de energia, para produzir outro tipo mais necessário, exemplo, a queima de combustíveis fósseis para movimentar os carros, ou mesmo a utilização dos ventos para gerar eletricidade. E é exatamente sobre isso que vamos falar na próxima postagem, o funcionamento dos geradores eólicos, aguardem!

O que são e como funcionam

Os aerogeradores são simplesmente grandes turbinas com uma hélice maior ainda, capaz de converter a energia eólica em energia mecânica que será transformada em energia elétrica. O Funcionamento é bem simples, A energia cinética contida no vento ao se chocar com as pás da hélice do gerador que são um pouco curvas faz com que essa hélice se movimente, movimento esse que consiste em giros, como a hélice está ligada a uma turbina, essa turbina vai girar junto a bobinas, composta por fios de cobre enrolados em uma peça de metal, essas bobinas se movimentam próximo a ímãs que induzem correntes elétricas nos fios dessa boina, essas correntes elétricas são levadas a uma central que estabilizará essa energia e irá direciona-la para outros pontos que farão a distribuição [para saber mais, disponibilizalei alguns links ao final dá página]

Vantagens e desvantagens

As vantagens na utilização da energia eólicas são inúmeras. A energia eólica como já foi dito é uma fonte de energia renovável, ou seja, nunca acaba e está em constante produção, e é encontrada em abundância em diversos pontos, além do fato de a energia eólica ser considerada a mais limpa do planeta, sendo assim não polui em absolutamente nada o meio ambiente.
As desvantagens são menores, a utilização de torres e hélices pode atrapalhar a migração de pássaros se forem instaladas em locais errados, além de poder gerar algum ruído e a possibilidade de atrapalhar sinal da TV, mas isso se instalado em locais impróprios.




Referências

http://www.cresesb.cepel.br/publicacoes/index.php?task=livro&cid=1#topo
http://migre.me/69hq8
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica




Curiosidades

Notícias

Parque Eólico na Bahia

É implantado o parque de geração eólica da Bahia que será inaugurado até o fim deste mês, localizado no município de Brotas de Macaúbas, na região central da Bahia é constituído de três usinas, com capacidade para gerar energia para uma população de mais de 310 mil pessoas.A empresa Way2 de Florianópolis irá medir o faturamento das operações. O parque é uma construção da Desenvix, especializada na operação de projetos nas áreas de geração e transmissão de energia elétrica baseada em fontes renováveis.
É o primeiro do gênero no estado, mas a meta do governo baiano é instalar mais 51 parques.

reportagem completa AQUI

Casa movida a energia eólica

Esta casa que esta localizada em Santa Catarina na cidade Garopaba, em uma região de alta concentração de ventos (por estar à beira da praia), foi construída recentemente por uma concessionária local em alto padrão e inova na forma de receber eletricidade que é através de um aero gerador que tem a função de transformar a energia dos ventos em eletricidade. Essa energia eólica alimenta todos os equipamentos da casa inclusive um elevador. O gerador que contem com 12 baterias estacionárias de 220 Ah, especiais para energias alternativas garante que a eletricidade não pare nas faltas de ventos.